PORTFÓLIO
COLUNA #44 LIFE STYLE – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
PORTFÓLIO
COLUNA #43 LIFE STYLE – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
INTERVIEWS
COLUNA #42 LIFE STYLE – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

COLUNA #3 LIFE STYLE – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

15 de setembro de 2018 | Por: Wilson Smith

Estou super feliz com esse meu retorno ao impresso. Adorando fazer a coluna LYFE STYLE no Suplemento TUDO! do Jornal Tribuna Independente. Compartilhando um pouco do meu olhar sobre moda e comportamento, em mais esse canal. Uma das notas dessa edição foi fruto de uma entrevista mega descontraída e aqui no blog vou publicar o conteúdo completo. E sim, fiquei encantado com a diagramação!

DA TERRA! 

Abaixo vocês conferem a entrevista completa com Júlia Ferreira, Designer alagoana da marca Flor de Caroá. Uma mente criativa incrível e tenho a certeza que vai alçar voos cada vez mais altos.

Como surgiu a ideia de criar a marca?

Sou sertaneja da cidade de Batalha, desde criança sempre tive contato com arte por conta de minha avó e de minha mãe. Quando vim pra Maceió criei coragem para tirar do papel um sonho de anos. Então, mesmo sem capital criei a marca. Com a cara e a coragem apenas!

Explica o porquê do nome da marca? 

Flor de Caroá é um tipo de bromélia encontrada na Caatinga. Com as fibras da Caroá são feitos cestos, chapéus… Uma infinidade de arte. Além de tudo isso é uma flor linda de se ver. 

Há quanto tempo você vem trabalhando nesse projeto?

O projeto tem muitos anos. Porém retirado do papel já fazem quase 2 anos.

Sobre sua última coleção, quais as referências e inspirações. O que você quis transmitir?

Minha última coleção foi a “Raíz sertaneja”, o intuito foi resgatar toda aquela essência dos nossos pais e avós. Resgatar aquele valor ao que é da terra, ao que é encontrado no nosso chão. Criei acessórios com cabaça, palha, sementes… 

Também sem deixar de fora minha menina dos olhos: o tecido chita. No último evento, o Festival Alagoas criativa senti uma grande necessidade de mostrar o outro lado da moda. Criei acessórios conceituais com retalhos de tecido que a princípio iriam para o lixo. Fiquei muito feliz com o resultado e mais ainda por ter passado uma mensagem de conscientização e respeito pelo meio ambiente.

Como é seu processo criativo? O que te inspira?

 O Sertão me inspira! A saudade da minha terra. Nossa cultura e folclore. A alegria de contar através dos acessórios um pouco da nossa história. Pesquiso bastante antes de criar uma coleção. Acredito que esses insights são uma resposta a toda leitura que costumo fazer.

Qual o principal desafio de trabalhos nesse universo criativo em Alagoas?

Mostrar que a moda é muito além de tendências meteóricas é um grande desafio para mim. Minhas peças são atemporais, são como lembranças pra vida toda sabe? Também tem a questão da valorização da nossa cultura, infelizmente sabemos que nem todo mundo dá o devido valor à isso.

Você sente o público alagoano é receptivo ao seu trabalho? Qual o perfil da sua cliente hoje?

Acredito que o cenário está mudando positivamente aqui em Alagoas em relação ao artesanato, o feito à mão… A cada exposição que participo, onde o público tem o contato direto com as peças, sinto que a receptividade está bem melhor. Acredito estar no caminho certo. Hoje à maioria de minhas clientes são jovens senhoras e turistas. Eles amam!

O Blog do Wil deseja vida longa para Flor de Caroá!

MODA CONSCIENTE

É muito bom ver o avanço das marcas em relação a tomada de atitudes pensando em melhorias para o meio ambiente. A Osklen segue reforçando a urgência da adoção de práticas e atitudes mais sustentáveis ao lançar a coleção ASAP Oceans – uma reflexão sobre a importância dos Oceanos. A coleção traz contrastes inspirados pelas peças técnicas de mergulho, os trajes rústicos e naturais dos pescadores e a estrutura dos uniformes náuticos. A imagem final é de um verão com ares de balneário, exaltando a força da marca como ícone dessa cultura. Esse lançamento mantém o compromisso da Osklen em trabalhar com uma quantidade inédita de E-FABRICS (Projeto que identifica matérias-primas sustentáveis) a cada virada de coleção.

 

É BRA(Z)IL

O Brasil com toda sua tropicalidade tem uma expertise incrível no desenvolvimento de moda praia. Tanto é que a marca nacional ÁGUA DE COCO Por Liana Thomaz estreou em uma das mais importantes feiras de negócios da moda nos Estados Unidos, a Coterie NY, que reúne designers de roupas, acessórios e calçados com varejistas internacionais. Dentro da parte reservada para moda praia, batizada de Maris, no evento a marca levou suas produções a um novo público, aumentando sua abrangência internacional e representando o país com suas estampas e shapes tropicais. A feira acontece no Jacob K. Javits Convention Center, em Manhattan.

IT BAG

Reinventar seu guarda-roupa e dar novas possibilidades às peças que são usadas sempre da mesma maneira tem sido uma tendência forte na moda. As bolsas artesanais, mais especificamente feitas em palha que ficavam limitadas apenas ao contexto praiano tem invadido as cidades. Esse contexto tem novas possibilidades e mais vida útil para essas bags. Modelos diversos ganharam o street style e vêm incorporando produções fashionistas ao redor do mundo, sem dúvidas é trend e você não pode deixar de ter!

Paulinha Sampaio, Fashion Connoisseur, apostou na bag rústica para um styling de casamento em Mykonos

FAST

…Poderosa! Anitta lança collab inspirada nela mesma para a C&A. A inquietude criativa da cantora deu vida à várias peças de steet style. Claramente um sucesso absoluto visto o público crescente que acompanha a musa pop…

… O italiano Riccardo Tisci, novo diretor criativo da Burberry, idealizou a primeira ação focada na experiência de venda digital da grife nas redes sociais. A tradicional Burberry anunciou que parte das peças do primeiro desfile de Tisci (dia 17.09) estará disponível por 24 horas, com venda exclusiva pelo Instagram…

…Em sua quarta coleção para a Calvin Klein, Raf Simons usou o icônico filme Tubarão como referência. Os looks apresentados já são verdadeiros hit entre os fashionistas. Os truques de styling do desfile foram fantásticos…

…A temporada summer’19 nova-iorquina investiu forte nas maxi bolsas, que apareceram realmente gigantes nas passarelas. Vale abusar sem medo das bags em tamanhos amplos…

…A marca Alcaçuz lança nova colabdesta vez, não só uma, mas com cinco marcas que integram o time de criativos por trás da coleção CO-CREATION 5: Paula Marques, ROOM, Neriage, Tom Martins e Artéria. Para o verão 2019, os designers elaboraram ao todo 13 produtos, que já estão em todas as lojas da Alcaçuz…

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.