PORTFÓLIO
COLUNA WIL STYLE #71 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
INTERVIEWS
COLUNA WIL STYLE #70 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
PORTFÓLIO
Moda alagoana em foco!

Virgil Abloh, uma potência disruptiva de padrões!

5 de dezembro de 2021 | Por: Wilson Smith

Falar sobre o Designer Virgil Abloh é discorrer sobre uma potência, palavra que traz consigo muitos significados, mas aqui exponho o aspecto que confere a capacidade que uma pessoa possui para realizar algo. E Virgil, conseguiu em sua existência de 41 anos, realizar várias ações e impactar muitas vidas, deixando um legado que ficará eternizado na história da moda e nas lembranças daqueles que tiveram contato com sua arte. A partida precoce, em decorrência de um câncer raro que lutava em segredo desde 2019, deixa um vazio imensurável.

Dono de um DNA inconfundível, suas criações eram permeadas não apenas pela estética, mas também por uma narrativa de empoderamento que ecoava em todo o globo. Virgil criou um novo código para roupas urbanas em 2013 ao criar sua marca própria, a Off White, na qual era CEO. Essa criatividade frenética o elevou para o cargo de diretorcriativo da Louis Vuitton em 2018, sendo o primeiro negroa ocupar esse espaço na Maison, que atualmente tem 167 anos.

Na passarela, em seu primeiro desfile à frente da grife, aquele homem gigante chorou como um menino, lágrimas carregadas de histórias ancestrais que o impulsionaram até o ponto em questão. Seu fazer de moda é disruptivo ao dito padrão, terno e gravata ganhavam intervenções de grafite e moletom status de objeto de desejo. Desconstrução e inovação estavam presentes em sua assinatura, que simbolizou a chegada de uma moda de rua ao reino do luxo.

Rememorar suas célebres frases, é um acalento para não desistir dos nossos sonhos: “Tudo o que faço é pela versão de mim mesmo aos 17 anos, sigo acreditando profundamente no poder da arte para inspirar as gerações futuras”. Mesmo recebendo inúmeras negativas, ele sempre acreditou no propósito da sua arte e que seu trabalho se tornaria algo emancipador. Discreto na vida particular e político em suas ações, Virgil trouxe à tona narrativas da negritude em suas coleções.

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.