Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #86 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #85 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
LUZ, CÂMERA E AXION! 

COLUNA WIL STYLE #61 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

21 de maio de 2022 | Por: Wilson Smith

Fashion Revolution 2022

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. 

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Essa iniciativa global também desencadeou mobilizações em Maceió, com uma semana repleta de ações, a Professora embaixadora Pollyanna Isbelo, docente do curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Ufal e a aluna embaixadora Carol Couto trabalharam nas articulações locais.

Entre as ações a coluna traz registros super sensíveis do editorial “A cor da Cura”, que foi um desdobramento da palestra “A Cor e a Cura: um diálogo entre o tingimento natural e a tradição das benzedeiras”, ministrada por Manur Afazelo, que teve como pauta principal as conexões existentes entre os saberes ancestrais do tingimento natural e da prática da benzedura. 

“Através de um estudo de caso da rotina da marca de vestuário Derravera, percorreu-se desde a busca por insumos no mercado local até a relação com os simbolismos ancestrais ligados ao poder da natureza e seu potencial de cura. A realidade das benzedeiras, assim como a realidade do tintureiro, que se apropria de alquimias e de saberes passados de geração em geração para se conectar com sua comunidade e ancestralidade. A cura que habita ambos os ofícios preservando e nutrindo a cultura e a tradição”, explica Manur.  

O editorial foi pensado para aproximar o público dos elementos presentes no cotidiano do tintureiro natural e das benzedeiras. “A Cor e Cura” é um editorial construído durante uma ação prática da palestra homônima e celebra a conexão e a intuição que só as cores que vêm da natureza transmitem entre as pessoas.

Processed with VSCO with a4 preset

Processed with VSCO with a4 preset

Processed with VSCO with a4 preset

Processed with VSCO with k3 preset

Processed with VSCO with k3 preset

Processed with VSCO with c6 preset

FICHA TÉCNICA 

Organização: @fash_rev_brasil, @pisbelo, @_carolcouto_vercosa, @eta.ufal, @ufaloficial

Fotografia: @sougodoy

Produção de moda: @derravera, @filtroseesonhos e @alvesline

Beleza: @cabralthatimakeup

Modelo: @analiapontes_

Acessórios: @brunabertdesigner

Vestuário: @filtroseesonhos @margaridaperfumada e @derravera

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.