COLUNA WIL STYLE #117 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
I Cultural ClickNiggas
Aconteceu no último domingo (22) a I Cultural do Projeto Social ClickNiggas, na Praça Boa Esperança, na Grota do Cigano. A ação reuniu jovens de vários bairros periféricos de Maceió e contou com apresentações culturais como: Poesia preta, oficinas, workshops e claro muita cultura afro diaspórica.
Segundo o historiador e fotoartista, Roger Silva, CEO do projeto, o ClickNiggas nasceu a partir de reflexões sobre a imagem do negro periférico, conforme registrado no manifesto “Ao analisar as imagens divulgadas pela mídia hegemônica local, percebe-se que grande parte dessas imagens são carregadas de estereótipos de violência e marginalidade, ou, em alguns casos, uma imagem que geralmente fica em segundo ou terceiro plano, carregando assim um estigma deixado pela sociedade escravista à qual fomos submetidos por quase quatro séculos. Uma imagem que não prioriza o protagonismo negro nas suas mais diversas potencialidades culturais. Nesse sentido, ao refletir sobre essa perpetuação simbólica dessa produção imagética, fruto do Racismo estrutural resolvi desenvolver um projeto para os jovens pretos das periferias maceioenses”, em trecho do documento.
Toda essa atmosfera transformou a praça em um grande palco da negritude, onde os integrantes puderam mostrar sua essência, desde visual à comportamental, foi uma verdadeira celebração da cultura preta. E a moda não podia ficar de fora, também foi um fator registrado na oficina de fotografia, mostrando o DNA dos integrantes, um verdadeiro show de estilo.
Para mais informações sobre o projeto pode acompanhar através do Instagram @clickniggas.
Direção:
Roger Silva – CEO
Thierry Renan -Produtor Cultural
Gabriel Augusto – Diretor audiovisual
Gabriela Barros- Diretora de comunicação
Dayan Ronald – Produtor cultural
Sillas Costa – Diretor de moda periférica
Junior Santos – Embaixador ClickNiggas – Jaqueira
Jiray – Embaixador ClickNiggas – Jacintinho
Comentar