COLUNA WILL STYLE #164 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Entre Rochas e Rio:
Manu Celebrando a Alma de Penedo em sua Mais Nova Coleção
Após uma pausa, a marca alagoana Manu, comandada pela designer Manu Melo, retorna ao cenário da moda com uma coleção que homenageia uma das cidades mais antigas e culturalmente ricas de Alagoas: Penedo. Localizada às margens do rio São Francisco, Penedo é conhecida por seu sítio histórico tombado, suas imponentes formações rochosas e a tranquilidade que emana de suas paisagens bucólicas.
Para Manu Melo, a conexão com Penedo vai além da inspiração estética. A cidade, que desempenhou um papel fundamental na história do Estado, foi o ponto de partida para sua nova linha. “Desde o primeiro dia que visitei a cidade senti uma magia que só Penedo tem. Passa calma, e também um certo bucolismo. O ponto alto foi saber que nosso Estado nasceu ali, sendo Penedo uma das cidades mais antigas de Alagoas e com um sítio histórico tombado dos mais importantes do Brasil. Isso também me fez querer contar essa história para mais gente”, compartilhou a designer.
Com uma paleta de cores que remete aos rochedos dourados que nomeiam a cidade e às nuances do rio São Francisco, a estampa principal da coleção é um tributo à geografia singular de Penedo. O processo criativo, como explica Manu, foi quase artesanal: “No moodboard, tínhamos milhares de fotos das paisagens, especialmente da rocheira. A partir dessas imagens, fomos desmembrando as formas e as cores para criar a estampa, que foi digitalizada e trazida para o tecido”.
Manu também destacou como o feedback de suas clientes influenciou no desenvolvimento da nova coleção. “Eu tenho uma relação muito íntima com todas as clientes, mesmo as de fora de Maceió. E o que temos em comum? O gosto pela arte popular, pelas histórias do nosso país. Então o foco sempre fica nessas histórias, que são minhas inspirações e delas também”, afirmou.
Além de enraizar suas criações pautadas pela moda com propósito e significado, Manu Melo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. “Não existe empresa 100% sustentável em 2024, mas desde 2013, quando comecei e ninguém ainda falava sobre, sempre utilizei processos, tecidos, técnicas que economizam o planeta. Hoje é um orgulho saber que minha marca é lembrada pelas pessoas por não usar plástico, por usar técnicas artesanais, por sempre buscar tecidos, embalagens que sejam mais sustentáveis”, destacou.
Na nova coleção, o crochê, técnica artesanal que já se tornou assinatura da marca, é incorporado de forma marcante, e Manu revela que está estudando novas técnicas artesanais para futuras coleções.
Quanto ao papel da moda na preservação e valorização do patrimônio cultural, Manu Melo é categórica: “Se a moda não serve pra isso, ela não serve pra mais nada. E a moda que vai eternizar esse tempo e contexto, e ficou no século passado fazer moda sem esse tipo de propósito. Ninguém quer mais usar roupas que não contem histórias, e nem as represente. Procurei inclusive fazer peças bem atemporais para que isso possa ficar documentado no tempo”.
A nova coleção da Manu já está disponível para compra. Cada peça carrega não apenas a beleza e a história de Penedo, mas também o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do patrimônio cultural. Um verdadeiro convite para vestir e celebrar as riquezas de Alagoas. Instagram: @manubymanumelo.
FICHA TÉCNICA
Direção criativa: @manumelo___
Produção: @cowlab.ag
Fotografia: @caioeugenio
Vídeo: @cleytonjrs
Make: @evellynbarrosmakeup
Modelo: @marianamoreira_o
Acessórios: @caleidoscopio_jewelry
Catering @viladaopedu / @rodolfo_02
Comentar