CULTURA
II Cultural ClickNiggas – Um Olhar Sobre Nós promove arte preta periférica em Maceió
CULTURA
Espetáculo: Idealizar, Falar, Fazer…
MODA
“The C” da Charth: Vinho, Brilho e Sofisticação Marcam a Nova Coleção
30 de março de 2018

Bate-papo com Fernando Marinheiro (criação e conteúdo de moda)

Desde o primeiro contato com Fernando Marinheiro já senti uma empatia muito forte, na época em que nos conhecemos estava como Jornalista e Produtor da Semana de Moda Alagoana Alagoas Trend House’15. Marinheiro é uma daquelas pessoas de sorriso largo que te cativa de cara. Nessa época ele participou de uma ação de novos criadores e desde então comecei a acompanhar seu trabalho, que segue em uma evolução incrível!

Foto: Dudu Lyra (@dlyra_) e os modelos são @renxta e @remoreira__ | Fotos  @woulthamberg  e modelos são @henrique.hora e @maiconguizelini_

Esse ano lançamos um editorial muito especial juntos, em um formato bastante inovador, como tudo que ele propõe fazer, um “Feat Blogger” para sua marca Marinheiro Soul (@marinheirosoul), que tive o prazer de fazer ao lado da amiga blogger Gabrielly Farias (@gabriellyfarias). Na ocasião usamos duas peças dando nossa interpretação no styling. Sou apaixonado por esse job, que foi captado pelas lentes do Marcos Ferreira (@marocsferreira).

Sem mais delongas, o Blog do Wil dá voz a esse exímio criador/produtor de moda. Confiram essa entrevista e entendam o tamanho da minha admiração por ele!

Fernando Marinheiro é dono de uma identidade muito marcante, assim como suas criações

Há quanto tempo e como surgiu a Marinheiro Soul?

A mais ou menos um ano. A ideia da marca já tem bem mais tempo que sua criação, é um sonho antigo que venho alimentando conforme venho aumentando meu conhecimento sobre o assunto. Devo dizer que ter a oportunidade de cursar Produção de Moda na ETA/UFAL me fez ter a base e a coragem que precisava para tirar essa ideia/sonho do papel.

Quais as experiências mais marcantes na sua trajetória, desde que começou a trabalhar com moda?

O reconhecimento. Sentir que somos capazes é algo muda sua perspectiva, ouvir de alguém na qual você respeita e admira que seu trabalho é bacana e que você está indo pelo caminho certo, é algo sem sombra de dúvida muito gratificante. Todos temos sonhos, lutamos por eles, e perceber que nada daquilo que imaginamos não é bobagem e sim algo possível, é um combustível para seguir em frente.

No seu processo criativo, quais são as suas principais referências?

O ser tropical nos dá a liberdade de sermos múltiplos, e assim poder explorar toda a grandeza que nos rodeia. Eu sou um ser multissensorial, no prazer de ver um bom filme, ouvir uma boa música, ler um bom livro e até ir à praia ou qualquer outro lugar que me agrade, vejo a oportunidade de perceber o mundo ao meu redor.

A moda não é algo apenas visual, ela traz consigo uma funcionalidade que vai além da estética, seja para te proteger do frio ou te ajudar a carregar seus pertences. As peças da marca são pensadas por esse viés, buscando perceber as necessidades que as nossas peças possam suprir.

Existem nomes que admiro, pessoas e marcas que me cativam tanto pela sua estética quanto por sua identidade visual. Nomes como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Lagerfeld, Andrea Marques, a galera da AHLMA.CC, ISSEY MIYAKE e Paul Smith fazem parte desse grupo na qual me espelho.

Qual a importância da formação acadêmica para uma pessoa que deseja trabalhar com moda?

O conhecimento nunca vai ser demais para quem trabalha com moda. Uma vez que a moda está em constate movimento, moda é algo mutável. A Formação academia nos dá a base, conteúdo para que entendamos o todo, o conceito geral da arte de fazer moda, para que assim nos conheçamos e possamos trilhar nosso próprio caminho.

Como você classifica a estética das peças que levam a sua assinatura?

Com um espirito tropical-brasileiro-livre, mas é claro que ela vai muito além disso. São peças pensadas para quem busca estilo, mas sem abrir mão do conforto. Busco sempre estar em contato com o cliente, que me dá a oportunidade de descobrir onde posso chegar, que materiais posso utilizar e se posso arriscar mais na modelagem e/ou estampas, etc.

Qual público alvo das suas criações?

Posso dizer que pessoas que se sintam livres para descobrir a si mesmas…. Não vejo limites para faixa etária ou sexo, o espirito do brasileiro dá o tom do meu público. O Brasil com seu espirito livre, com uma mistura de várias raças e crenças, assim também é feita a Marinheiro Soul, criada para todos e todas que tem alma livre, não importando seu estilo.

Em épocas de um consumo tão acelerado, como você vê a questão da identidade visual?

Criar uma identidade visual é algo muito pessoal, e isso é o segredo para o sucesso de uma marca. Seu consumidor quer se identificar com a mensagem passada na sua moda. O cliente quer acima de tudo ele quer se expressar, se sentir único, mas do jeito dele. A identidade visual deve ser algo sincero, por é através dela que você vai poder passar a mensagem que está buscando discriminar.

Como você enxerga o trabalho dos bloggers nessa questão de propagar a marca?

É de suma importância haver parcerias entre criadores é comunicadores, ainda mais com bloggers, pois são eles que nos ajudam a fazer com que nossas peças sejam vistas como algo possível de ser consumido. São os bloggers, com seu conhecimento no assunto, que mostram que tudo na moda é possível e que certo tipo de peça pode sim ser usável, por mais conceitual que ela possa ser.

Quais os principais desafios enfrentados no mercado de moda em Alagoas?

Superar o apelo comercial na qual as peças têm que ter para poderem ser comercializadas. Conceito não é bem aceito na sociedade alagoana, não por todos. Se você não tem uma clientela fiel fica difícil se estabelecer no mercado.

Porém vejo a maré mudando quando o assunto é espaço para ser mostrado o nosso trabalho. Oportunidades de estar em feirinhas itinerantes é algo que me anima, pois assim podemos cativar novos clientes, nos mostrar para o mercado.

Que mensagem você deixa para quem está querendo trabalhar na área?

Não é fácil… Mas também, quem disse que o quem fácil tem seu valor? Na moda não é diferente, pois o que vai ser crucial na sua jornada é o amor que você por ela. Esse amor vai te levar longe e fazer com que você queria adquirir conhecimento, entender mais e mais sobre o assunto. Uma boa qualificação, pode junto com esse amor, te levar longe. O conhecimento é algo crucial, uma vez que a moda é algo em constante movimento.

Espero que tenham gostado e aguardem o próximo entrevistado!

28 de março de 2018

Blog do Wil na telinha!

Ando meio sumidinho do blog, mas é a correria, no entanto sempre estou tentando me manter presente lá no Instagram @_wilsonsmith e quem me segue por lá viu que essa semana fui aos estúdios da TV Mar para gravação do Programa Algo Mais, bater um papo sobre as tendências de moda praia para o público masculino.

A entrevista na integra vocês conferem no vídeo abaixo, aperta o play!




10 de março de 2018

Eu sou “As Cores do Brasil” para Alavantu!

No meu último post sobre a trip no Rio de Janeiro falei que um dos dias mais especiais foi o que fotografei para marca Carioca Alavantu (@_alavantu), que leva assinatura do Vantuir Gomes (@vantuirgc). E realmente, foi uma experiência muito marcante, o primeiro editorial que fiz fora do meu estado.

No bairro de Santa Teresa o bondinho foi mantido até os dias atuais como meio de transporte

As fotos foram assinadas por Thiago Bundacanastra (@thiago.bundacanastra), um profissional excelente e muito iluminado. Partiu dele também a sugestão da locação, que não poderia ter sido mais assertiva, os looks Alavantu foram fotografados no histórico bairro de Santa Teresa.

Os clicks foram feitos no Casarão onde morou o Mestre de Obras responsável pela construção do Teatro Municipal do RJ, no Bondinho, nas próprias fachadas nas ruas e finalizamos no Parque das Ruínas. Cada cantinho muito especial, deixo aqui registrado meu agradecimento ao Thiago por esse dia tão lindo.

Quando estava nos preparativo para a viagem, o Vantuir trabalhava no desenvolvimento da coleção “As Cores do Brasil”, que é formada por peças na proposta: conjuntinhos, – com estampas lindas. Cada print recebeu o nome de uma cidade brasileira, algumas inclusive em forma de carinho a pessoas iluminadas que conhecemos no período do Carnaval.

Só alegria ao lado do Vantuir, Diretor Criativo da marca

As estampas já estão disponíveis para venda no IG da marca @_alavantu, com entrega disponível para todo o Brasil, confira as estampas:

E aí, me conta qual seu print favorito? Não perca tempo e faça já sua encomenda.

3 de março de 2018

E aí Rioooo?! #BlogDoWilViaja

A trip para o RJ é um projeto de 2017, tudo teve início quando conheci pessoalmente o Vantuir, Editor do Blog @eusoua_moda, aqui na minha cidade durante as férias de verão dele. Mesmo não tendo um Carnaval ativo em Maceió fizemos a festa e nos divertimos muito! Nesse contexto, nasceu uma grande amizade. De lá para cá, fomos estreitando laços, e surgiu o convite de ir para Rio, não pensei muito e comprei as passagens em outubro (meu presente de aniversário para mim mesmo, hahah). Pronto, com as passagens em mãos, foram só expectativas até o dia 10 de fevereiro

Aquele respiro clássico no feed, dando play aos posts da trip

Sim, cheguei no Rio e a energia daquela terra é incrível. Já me senti acolhido nos primeiros instantes, e claro, comecei os trabalhos assim que pousei por lá, já fui registrando o aerolook!

Nuances sóbrios na produção, bem street como gosto

Cheguei na sexta que antecedia o Carnaval, já vinha planejando os lookinhos para os dias de folia junto com Vantiur há dias e nossas produções eram em uma vibe combinadinho, no final tivemos mais fantasias do que dias e nem conseguimos usar tudo, hahah! Mas nos divertimos no melhor estilo bloquinho de dois, RJ e AL!

Vamos as produções:

1ª dia: O primeiro fervo foi apenas no centenário do Cordão do Bola Preta, – maior bloco de rua do Brasil. Nosso styling foi bem no mood do evento, em uma casadinha de preto&branco, que sou fã!

Me joguei nas fotos e abusei das poses bem rolezeiro

Uma ambulante maravilhosa fez nossa foto juntos (inclusive falando muda a pose, teve direção gente!)

Super indico a Rua Farme de Amoedo em Ipanema, gente uma vibe maravilhosa

Já quero ir para Brasília, pois conheci uns lindos de lá, na foto @diogolins e @raphaelcmedeiros (me ensinaram muito sobre a vida, amei demais)

Tiveram outros lindos no meu caminho, mas você acaba vivendo e esquece de fotografar, e por questões de segurança também não pode dar bobeira.

2ª dia: Decidimos externar no look toda alegria que estávamos sentindo e saímos de palhacinhos. O dia foi incrível, amei as fotos, uma explosão de cores e felicidade!

Apostamos nas meias funny contrastando com o tom do tênis

Vantuir se superou nos clicks e fez pictures lindas, ficava louco na hora de escolher

Nós causamos e não foi pouco, a produção representava bem a gente, mega palhaços na life

3ª dia: Deixamos os bloquinhos de rua e fomos para a Sapucaí, o que posso dizer é que foi algo além das minhas expectativas em termos de energia. Quando você escuta aquela bateria em uma sintonia surreal é de arrepiar. É uma programação um pouco cansativa em termos de duração, mas vale ter a experiência. Amei demais, fui no dia em que a Beija Flor desfilou e a escola foi a campeã carioca, ou seja o alagoano que vos fala é pé quente, hahah!

Fomos de piratinhas, as T-shirts garimpei aqui em Maceió, na Riachuelo

É uma emoção muito bacana, recomendo super a programação

Infelizmente não consegui fazer foto do look todo, mas a produção tinha um short de couro sintético, no mood all black que me representa

4ª dia: Os dias voaram e incrivelmente já estamos nos despedindo do Carnaval. Para fechar com chave de ouro ou melhor de búzios e pérolas, investimos em um modelo todo em renda metalizada autoral, da marca carioca @_alavantu, que pertence ao meu amigo Vantuir. O adereço de cabeça também foi assinado por ele. Éramos os sereios radiantes, #sóosbuziosdelas!

Gente essa fantasia parece que me deu o poder que as sereias tem de encantar e eu abusei mesmo… Senhor…

Nos pés, fugimos dos tênis e apostamos nas sandálias da marca carioca @mahamaoficial. Um lacre a parte!

Vantuir se superou nessa criação, que ficou mega urbana e Tumblr, vocês não tem ideia da beleza desse tecido ao vivo. Fomos em um bloquinho mágico no Aterro do Flamento, com pessoas que pareciam saídas do Pinterest

Listei os dias do Carnaval para mostrar as fantasias, mas ainda fiquei até a segunda seguinte na cidade maravilhosa. Levei alguns parceiros do Blog para fotografar lá. Deixo aqui meu agradecimento a: Êxodo, Estampa Pop e Gabriela Fantin Acessórios.

Alguns looks que usei por lá:

Passeios que gostei também:

Tour pelo Boulevard Olímpico

Visita ao Museu do Amanhã

Travessia na barca Rio – Niterói

O Rio é muito praiano, então os closes pelas areais não podiam ficar de fora!

Mas, um dos dias mais especiais, sem dúvidas foi o do editorial para marca carioca Alavantu, feito no bairro Santa Teresa. Ali senti uma emoção sem fim, estava tão feliz que deu vontade de chorar, foi surreal. Estava fazendo o que mais amo, construindo uma estética sobre uma marca que acredito para dividir com vocês. Vou fazer um post só sobre essa campanha. Aguardem!

Gratidão ao fotografo @thiago.bundacanastra por ter registrado esse editorial e proporcionado esse dia lindo, pois além de Fotógrafo, ele é Professor de História da Arte, o que deu um toque todo especial ao passeio pelas ruas históricas de Santa Teresa.

Gente desculpem se ficou extenso, mas acreditem que tentei resumir. Essa edição do Blog do Wil Viaja – RJ foi maravilhosa, só tenho que agradecer a Deus e todas as energias boas que me cercaram durante esses dias lindos.

O lookinho da volta já foi com algumas peças das comprinhas que fiz por lá. Aguardem que aos poucos  os achadinhos vão aparecendo!

Hora de voltar para casa e à realidade (viajar é bom, mas nada como nosso lar!)

Fiquem ligados no meu Instagram @_wilsonsmith, por lá sempre tem atualizações diariamente. E qual será o próximo destino?!