CULTURA
II Cultural ClickNiggas – Um Olhar Sobre Nós promove arte preta periférica em Maceió
CULTURA
Espetáculo: Idealizar, Falar, Fazer…
MODA
“The C” da Charth: Vinho, Brilho e Sofisticação Marcam a Nova Coleção
29 de novembro de 2021

Grupo Boticário desenvolve Centro de Pesquisa do Olfato

Centro reunirá profissionais multidisciplinares que atuam em áreas como ciência e inovação para gerar conhecimento e incentivar pesquisas visando o bem-estar e qualidade de vida da sociedade

A pandemia mundial do coronavírus gerou diversas consequências que perduram na vida dos infectados, sendo uma delas a perda de olfato durante e após o diagnóstico. Conhecida clinicamente como anosmia, a ausência da percepção de cheiros atinge cerca de 86% das pessoas com casos leves da doença, segundo uma pesquisa publicada este ano, no Journal of Internal Medicine1. O cenário lançou luz sobre a importância do sentido e a falta que ele faz no dia a dia, não apenas por seu desempenho fisiológico, mas também pelo afetivo. Neste contexto, o Grupo Boticário, um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, anuncia a criação do Centro de Pesquisa do Olfato, área dedicada ao estudo do sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema.

Liderada por o Boticário, expert em perfumaria e a primeira unidade de negócios do Grupo, a iniciativa tem como ponto de partida a complexidade do considerado “sentido da vida”, que é capaz de criar uma interação entre comportamento humano e bem-estar. Dos cinco sentidos, o olfato é o único que atua no Sistema Límbico, ou seja, conecta-se com a área do cérebro responsável por gerenciar as emoções e criar memórias. “Entendemos a importância social do olfato por sermos referência no assunto. O cheiro marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas – foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato que, para além dos desdobramentos comportamentais, tem por objetivo contribuir com renomadas instituições autorizadas que, por sua vez, conduzirão as pesquisas visando a prevenção de diagnóstico de distúrbios que afetam a qualidade de vida. Foi partindo disto que decidimos ir além dos nossos frascos e usar nossa expertise para deixar um legado para a sociedade”, explica César Veiga, Expert em Fragrâncias do Grupo Boticário.

Impulsionado pelo cenário pandêmico, o tema virou prioritário para o Grupo Boticário não somente pelo contexto em que estamos inseridos, mas pelo desejo em contribuir para pesquisa e inovação no Brasil e no mundo, bem como democratizar a informação para a população brasileira. Entre as iniciativas, além da criação do Centro de Pesquisa do Olfato, o Grupo vai disponibilizar, a partir do dia 25 de novembro, um hub de conteúdo que ficará hospedado no e-commerce da marca para o público com materiais, artigos, pesquisas e até mesmo um canal de conversa para compartilhamento de relatos sobre a perda olfativa, que futuramente podem se tornar objeto de estudo.

O Centro de Pesquisa do Olfato reunirá pesquisadores, médicos, especialistas em neurociência, em perfumaria e comportamento humano, atuando em quatro pilares que se interseccionam. Ciências das Emoções, vai se amparar na neurociência como recurso para relacionar sentidos, ativar memórias e apurar o olfato; Diversidade Sensorial, terá como premissa a investigação de diferentes percepções do olfato influenciadas pela diversidade populacional, como gerações, etnias, deficiências auditiva e visual, promovendo iniciativas de inclusão; Futuro do Olfato, atuará no aperfeiçoamento científico como forma de desvendar o sentido em todas suas camadas, mesmo as intangíveis; e por fim,

Disseminação do Conhecimento, vai liderar e apoiar pesquisas acerca do tema no intuito de disseminar e democratizar conhecimento e informação para profissionais de outras áreas e sociedade.

Liderado por Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D, e por Rafael Muller, Diretor de Categoria de Perfumaria, o Centro de Pesquisa do Olfato vai abrigar áreas já existentes no Grupo Boticário, que há décadas desenvolvem, coletivamente, um trabalho focado em inovação para entregar fragrâncias para o consumidor final, acumulando cases de sucesso como o uso de Estudos de Neurociência e Inteligência Artificial para suportar os benefícios. “Para nós, o olfato vai além da função fisiológica relacionada ao odor e suas memórias. Há uma relação funcional com um órgão complexo como a pele e essa interação diz muito sobre os efeitos biológicos positivos gerados por algumas fragrâncias e seus componentes, por exemplo. É uma ciência que tem sua beleza, mas também sua complexidade”, explica Dieamant, que é também Doutor em Neuroimunoendocrinologia Cutânea. A criação da área que perpassa o desenvolvimento de produtos tem como objetivo entregar para sociedade o melhor em tecnologia olfativa, como um compromisso contínuo com o consumidor final no que diz respeito ao conhecimento, impacto social e inovação. “Nós queremos ampliar nossa entrega para a sociedade. Além dos mais de 15 mil itens que integram os portfólios das marcas do Grupo Boticário, entendemos o nosso papel na aceleração de pesquisas em inovação e tecnologia no que tange o universo olfativo. Nosso intuito é disponibilizar o Centro de Pesquisa do Olfato como braço para pesquisas de interesse público, lideradas por universidades, médicos parceiros e pelo nosso time de especialistas” afirma Gustavo Dieamant.

Texto: Assessoria

27 de novembro de 2021

COLUNA WIL STYLE #37 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

LENTES
A nova Linha de Óculos In the bend reúne modelos que vão do clássico ao mais moderno para você aproveitar todos os momentos – desde um encontro casual a uma balada conceito e foram intitulados com nomes de praias do Nordeste. Todos os óculos acompanham flanela, uma case super especial, são dobráveis e possuem proteção UV400, garantindo total proteção para seus olhos, mesmo com os de lentes vermelhas ou mais claros. Para conhecer todos os modelos basta acessar o site www.inthebend.com.br e no instagram da marca @inthebend.brasil.

SOLAS
A Água de Coco estreia no mercado de calçados com a linha “Lifestyle”, com modelos de flats, sandálias e mules. A coleção apresenta sapatos com texturas rústicas, como a palha e a juta, e acabamentos metalizados. A cartela de cores é ampla e abrange clássicos como preto, areia, caramelo, prata, dourado, tons de azul, limão, roxo e laranja.

LOOKS
Para enfrentar os novos tempos que estão por vir, já com o final da pandemia mais próximo, a Coca-Cola Jeans apresenta em sua coleção Verão 22, Blooming, cinco grupos: Happiness, Together, Optimism, Join Life e Connections. Apesar de cada um ter temáticas diferentes, todos trazem uma grande mistura de cores e estampas carregadas de significados em suas peças. A coleção já está disponível para compra em lojas multimarcas.

CHEIRO
Em reta final, a Beauty Week, maior liquidação anual do Boticário, aumentou a quantidade de produtos com desconto para mais de 700 itens que podem chegar até 60% de desconto em todas as categorias de seu portfólio. Com variedade de itens recordistas de vendas da marca, a segunda fase da promoção vai até 28 de novembro e garante que os consumidores possam adquirir produtos das suas marcas queridinhas pelos clientes, como Lily, Zaad, Match, Intense, Floratta, Malbec e Cuide-se Bem. Faça suas escolhas!

23 de novembro de 2021

COLUNA WIL STYLE #36 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

RETORNO
Após duas edições exclusivamente online, a São Paulo Fashion Week, principal semana de moda do país, voltou a ter desfiles presenciais a partir da última terça-feira (16), na Pinacoteca, no Centro da capital paulista. Do dia 17 até 21 de novembro os desfiles ocorreram no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

REGULAMENTAÇÃO!
Foi instituído que as marcas do SPFW têm que cumprir cota obrigatória de modelos para “negros, afrodescendentes ou indígenas” em todos os desfiles. “É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile”, diz o comunicado. O documento reforça ainda que, quem descumprir a regra, estará fora do line-up da próxima temporada.

LINE UP
Ao todo, neste ano, 51 marcas participam dos 27 desfiles presenciais e 24 virtuais. As marcas Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp estreiam no evento. Um dos destaques dos desfiles é o belo Mustafar, de 21 anos, imigrante angolano, que atraiu muitos olhares desfilando para as grifes P. Andrade, Free Fire, Ateliê Mão de Mãe, João Pimenta e Silvério. Uma aposta da WAY Model que brilhou nas passarelas.

MUSA ALAGOANA
A 52ª edição do SPFW foi marcada pela participação da musa Lia Borgez na passarela. Em publicação no Instagram a bela anunciou: “É com muita alegria que anuncio a minha participação no @spfw deste ano, representando a marca Alagoana @baskabrasil”, uma excelente representante da beleza alagoana.

O Boticário inclui novos itens na Beauty Week e descontos chegam até 60%

Em reta final, a Beauty Week, maior liquidação anual do Boticário, aumentou a quantidade de produtos com desconto para mais de 700 itens que podem chegar até 60% de desconto em todas as categorias de seu portfólio. Com variedade de itens recordistas de vendas da marca, a segunda fase da promoção vai de 19 até 28 de novembro e garante que os consumidores possam adquirir produtos das suas marcas queridinhas pelos clientes, como Lily, Zaad, Match, Intense, Floratta, Malbec e Cuide-se Bem.

Além das lojas físicas, os descontos não são cumulativos e estão disponíveis em todos os canais de venda dos produtos como lojas do Boticário em todo o Brasil, no e-commerce (https://www.boticario.com.br/ ), no aplicativo OBoticário – disponível para Android e IOS), também por meio dos nossos revendedores e pelo whatsapp oficial do Boti 0800 744 0010. Por ser um mês especial, a marca preparou para o período de Beauty Week uma surpresa: as lojas Botitrucks – modelo itinerante, diferenciado e exclusivo da marca.

19 de novembro de 2021

Tudo sobre o evento Well Fashion Day da agência de modelos Well Models

O evento Well Fashion Day da agência de modelos Well Models foi realizado na última segunda-feira, (8) e mostrou na passarela as tendências da primavera e verão 2021/2022. Realizado no Café Cultural Sacrilégio, na Lapa, o cenário deu vida para as coleções das seis marcas: Pimenta Carioca Fashion, Carpe Diem, Topissima Biju, Ivy Storie, Boutique Rose e Fullness Rio. E para fazer parte de suas histórias na estação mais quente do ano, as tendências das passarelas podem te ajudar a fazer a melhor escolha de roupas de banho e acessórios!

Abrindo o desfile, Pimenta Carioca Fashion mostrou do simples ao justificado da praia. Com peças de cores quentes e estampas, os recortes predominaram.

Carpe Diem apostou nos óculos de sol quadrado, transparente e toques coloridos no acabamento!

Além delas, a marca Topissima Bijus apostou em cordões compridos e coloridos, que também foram alguns dos acessórios da WFD que ganharam destaque e fez peças para combinar com roupas beach feminino e masculino.

A modelo Ivy Souza abriu o desfile da sua marca Ivy Storie e, nessa coleção, além dos biquínis tradicionais, as apostas são em peças esvoaçantes com cores quentes e estampas.

Já a coleção da Boutique Rose foi inspirada no Natal e réveillon. Sabe aquela peça que você pode usar para a noite?! Tudo lindo!

O tropical e brilho esteve na coleção da Fullness Rio. Nessa parte do evento, a cor branca também foi destaque.

Parabéns pelo lindo evento!

Foto: Kel Junqueira

15 de novembro de 2021

COLUNA WIL STYLE #35 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

Nossa coluna abre espaço para uma pauta de cultura. Fizemos um especial com o fotógrafo radicado em Alagoas, Roger Silva, que está em turnê de lançamento do fotolivro Banzo.

1. SOBRE O AUTOR
Historiador, professor de História e fotógrafo por amor e prazer de registrar fragmentos da vida cotidiana, Roger Silva, hoje aos 42 anos, começou a aflorar seu encanto pela fotografia ainda na infância, quando aos 12 anos visitou uma loja de revelação no Centro de Maceió acompanhado de seu pai. A fotografia de Roger Silva carrega consigo um olhar para as minorias, as imagens que ele produz são reflexos do seu interior e das suas vivências. Natural de Barreiros, município de Pernambuco, mas radicado em Alagoas desde os 15 anos, o fotógrafo tem em seu currículo o destaque na edição brasileira do renomado jornal espanhol “EL PAÍS”, com a série de autorretratos Banzo.

2. SOBRE O FOTOLIVRO
“Banzo é um manifesto imagético sobre nossas dores e lutas por sobrevivência”, pontua o autor. O nome do trabalho, Banzo, significa “afetado por tristeza; que revela abatimento”. “É uma expressão usada pelos africanos escravizados no Brasil, que diziam estar banzos quando tinham tristeza ou saudades da sua terra”, explica Silva. Seu atual trabalho, o fotolivro Banzo foi desenvolvido ao longo de um ano, é o desdobramento da série de autorretratos.

3. SOBRE A IMPORTÂNCIA DA OBRA
No mês da Consciência Negra não podemos esquecer dos quilombolas, dos quilombos que resistiram e resistem até hoje. Não é sobre beleza, é sobre luta e liberdade! Viva zumbi, Dandara, Alquatune, Mariguella e outros milhares que lutaram por liberdade em um Brasil alicerçado na égide da escravidão do corpo negro. Vamos levantar a guarda, somos filhos de heróis e heroínas. Estamos hoje podendo falar sobre isso, porque nosso povo continua a resistir. Banzo é sobre isso também.

4. COMO COMPRAR
O fotolivro Banzo estará disponível para venda no evento por R$ 59,90 e pode ser adquirido em todos os cartões de crédito, em espécie ou via PIX através do Instagram do autor @rogersilvafotos ou pelo WhatsApp: 82 99981.9158.

7 de novembro de 2021

Fotógrafo radicado em Alagoas, Roger Silva, lança o fotolivro Banzo no Centro Cultural Arte Pajuçara

Em novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, é embalado por essa atmosfera das pautas sobre a negritude que o Historiador e Fotógrafo, Roger Silva, escolheu o presente mês para marcar o lançamento do seu fotolivro Banzo. A obra se propõe a discutir sobre as dores e angústias que a população preta e periférica enfrenta até os dias atuais. No próximo dia 13 de novembro, às 14:00h, acontecerá o lançamento oficial no Centro Cultural Arte Pajuçara, o evento também contará com uma mostra fotográfica, apresentação de voz e violão com Karine Moura, exibição do curta-metragem de Banzo, vencedor do Banese Cultural, e do curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”, além de uma roda de conversa com o autor.

O fotolivro Banzo foi desenvolvido ao longo de um ano, é o desdobramento da série de autorretratos que teve reconhecimento nacional, na edição brasileira do renomado jornal espanhol “EL PAÍS”, a obra de Roger Silva foi a vencedora do concurso de fotojornalismo promovido pelo veículo em parceria com a editora Artisan Raw Books, apoiado pelo Favela em Pauta. As imagens que levam a assinatura do pernambucano radicado em Alagoas há 16 anos são contribuições expressivas para causas muitas vezes encobertas pela estrutura social vigente no Brasil.

O termo banzo era usado pelos africanos escravizados quando queriam dizer que estavam com saudades da sua terra natal, tristeza essa que era lapidada por força, já que entregar-se a esse amargor profundo também era uma forma de resistência. Todo o conceito da obra, processo criativo e reflexões trazidas no fotolivro vão ser apresentados em um bate-papo com o autor, sobre o tema: “Consciência negra na produção fotográfica alagoana. Que consciência?”, na ocasião o público poderá ter contato com a obra e vai interagir diretamente com Silva, em um cenário intimista e marcado por troca de vivências. A fotógrafa Gabi Coelho, que participou da curadoria de Banzo, também irá contribuir no painel.

Sobre a tarde de lançamento o fotoartista reforça: “É bastante simbólico lançar o fotolivro Banzo no mês da Consciência Negra, é uma forma de dizer que entendo a importância da data e de quem lutou para que ela exista. Nós pretos não chegamos até aqui de forma leve e sublime, são séculos de muito suor, lágrimas e sangue derramados em nome da nossa luta por liberdade. Ter Banzo ocupando esse espaço é sinal que não podemos perder a esperança, nem podemos nos acostumar com censura e o silenciamento imposto pelo racismo estrutural”, conclui.

Encorpando ainda mais o evento, será exibido o curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”, dirigido por Benival Farias. O curta fala sobre a relação da capoeira com a terra de Zumbi, compondo mais uma edição do Cine Cidadão promovido pelo Cine Arte Pajuçara. “O Centro Cultural Arte Pajuçara vem se consolidando como polo de difusão e circulação cultural, com uma visão voltada para a diversidade, o que envolve temas como a questão da negritude, da cultura afrobrasileira e do combate ao racismo. Em novembro, quando nos voltamos de forma mais visível para estas questões, em razão do Dia do Consciência Negra, cabe ao espaço ampliar esse debate e contribuir para fortalecimento dessa temática”, afirma do diretor do espaço Marcos Sampaio.

O lançamento do fotolivro Banzo e todas ações incorporadas nesse projeto, nos dará a possibilidade de debates e reflexões sobre questões ligadas à negritude. E toda comunidade alagoana está convidada para participar desse momento.

Programação iniciada às 14:00h, contendo:

– Apresentação musical voz e violão com Karine Moura.

– Exibição do curta-metragem “Banzo”, vencedor do Banese Cultural.

– Exibição do filme curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”.

– Bate-papo com o diretor, Benival Farias, do curta-metragem documentário “Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo”.

– Bate-papo com o fotoartista Roger Silva (Autor do Fotolivro Banzo) e a fotógrafa Gabi Coelho (que integrou a Curadoria do Fotolivro Banzo).

– Encerramento e momento para autógrafos do fotolivro.

Serviço:

Entrada: Gratuita (os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir das 13h30, serão ofertados 120 ingressos)

Data: 13/11/21

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara

O fotolivro Banzo estará disponível para venda no evento por R$ 59,90 e pode ser adquirido em todos os cartões de crédito, em espécie ou via PIX.

Mais informações: 82 99803.8233 | 82 99981.9158

COLUNA WIL STYLE #35 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

LENTES
Elton John acaba de lançar uma linha de óculos em colaboração com Sam’s Club e Walmart, cuja inspiração é o estilo icônico do lendário cantor britânico e por sua ilustre carreira musical. Cada óculos tem o nome dos maiores marcos profissionais de John. A coleção Foundations incluirá um total de 60 peças, sendo 36 exclusivas do Sam’s Club e 24 exclusivas do Walmart.

ACERVO
Jean Paul Gaultier lançou um serviço de aluguel do seu icônico acervo com mais de 50 anos, entre as peças estão o sutiã de cone usado por Madonna. A grife, que hoje pertence ao grupo espanhol Puig, anunciou nesta semana que vai investir na moda circular, o serviço contará com mais de 30 mil itens. A iniciativa busca posicionar a marca à frente dos novos movimentos do varejo de moda, como já tem acontecido em outras grandes grifes.

COLLAB
Kim Kardashian lança collab com a Fendi, a Skims, linha de roupas íntimas e esportivas da empresária, acaba de fazer uma parceria com a maison italiana com itens voltados para a mulher moderna, ou seja, peças esportivas e de praia confeccionadas com nylon reciclado, além de acessórios e calçados.

ARTE DE VESTIR
A marca da estilista Patrícia Bonaldi lança a coleção Respiro. As peças traduzem o conceito combinando modelagens fluidas, desenhos e cores. O resultado da parceria com o artista plástico Clayton Carneiro são camisas amplas, chemises e camisetas, que contam com estampas de aquarelas inspiradas na natureza.