Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #86 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #85 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
LUZ, CÂMERA E AXION! 

COLUNA WIL STYLE #17 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

24 de junho de 2021 | Por: Wilson Smith

PARA ALÉM DAS ROUPAS!

Trazer as novidades do mundo fashion sempre moveu as edições da nossa coluna, e a cada conteúdo queremos evidenciar que a moda tem uma extrema importância em nossa sociedade. Nesse cenário de muitas possiblidades que a área tem, a relação entre moda e imagem caminham lado a lado, a roupa comunica e diz muito sobre nós. Podemos compreender que o vestuário pode ser definido como a fusão entre estética e técnica, ou seja, a sintonia entre as ideias do designer com a execução da produção, onde um não existe sem o outro.

No entanto, a cada estação as coleções ganham novas peças geradas pelas ondas das tendências, em um processo de mutação e reciclagem que comunica através dos signos, – que nesse âmbito seriam as roupas, sapatos, acessórios, cabelos, maquiagens e cores -, que unidos formam uma linguagem visual. Precisamos ficar atentos se o desejo para aquisição de novas peças realmente é algo que queremos ou apenas movido por estímulos externos. Essa construção da imagem é um verdadeiro espelho de mudanças, pois proporciona reflexos em diversos aspectos, sejam eles sociais, culturais ou econômicos.

Vivemos em uma sociedade extremamente visual, que se utiliza bastante da linguagem dominada pela imagem, por estereótipos de beleza, pela renovação de estilos, e pelo consumo de peças que estão em evidência. Toda essa junção traz à tona o dilema: ter versus ser. Nossas escolhas muitas vezes são movidas pelo frisson midiático dos veículos de massa e também pelo bombardeio de informações, influenciado por vozes que muitas vezes não nos representam.

Nessa edição flertamos com esse diálogo entre a Semiótica* e a Moda, ciente de que é necessário especificar qual aspecto se pretende abordar quando tratamos de áreas tão abrangentes. Mas, o intuito é indagar se realmente as escolhas que fazemos, se a imagem que projetamos através das nossas escolhas refletem com o que realmente somos. “Sendo a moda símbolo na essência, parece certo afirmar que à ela se aplica perfeitamente transferência de significados, onde tudo comunica, sendo assim, o vestuário é comunicação.” (MIRANDA, e GARCIA, 2003). Afinal, estamos projetando uma imagem que realmente condiz com quem somos?!

*Semiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor.

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.