Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #86 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #85 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
LUZ, CÂMERA E AXION! 

Brasileira-Americana

2 de março de 2022 | Por: Wilson Smith

Brasileira-Americana

Shooting assinado pela fotógrafa alagoana Amanda Peixoto-Elkins, radicada nos EUA, exalta brasilidade em cenário internacional

O amor pela fotografia vem de longa data na vida da alagoana Amanda Peixoto-Elkins. Iniciou os estudos em Relações Públicas na Universidade Federal de Alagoas, depois mudou para Santa Bárbara, Califórnia. Nos EUA, onde mora há 24 anos fez o curso de inglês como segunda língua, e de Decoração de Interiores.

O desejo de fotografar como carreira, veio com o nascimento dos filhos, Isabeli e Ethan. Inicialmente como uma mãe apaixonada. Sua filha Bella, tinha um diferencial em frente às câmeras desde pequena e dava indícios do talento para modelar, com 6 meses já estava fotografando para algumas marcas de roupas infantis na California.

As fotos produzidas por Amanda eram compartilhadas em um blog, o material acabou despertando o interesse da marca No Slippy Hair Clippy, empresa de clips de cabelo, surgindo assim o primeiro trabalho comercial oficial. A campanha foi super bem aceita e logo surgiram outras demandas, eles convidaram para fotografar um catálogo que teria na capa a atriz mirim, Ryan Newman (que na época fazia o papel de Hannah Montana como criança do seriado de 2006). Depois passaram o contato para amigos como Taylor Lautner e Bella Thorne. E assim a carreira internacional na fotografia começou a se desenvolver.

Amanda atuou como Diretora de Fotografia/ PhotoEditor na Zooey Magazine, desenvolvendo muitos trabalhos expressivos, inclusive a primeira capa, fotografada por ela, com a atriz Lindsey Shaw de Pretty Little Liars. Já produziu e dirigiu ensaios com Sophia Bush, Jennifer Love Hewitt, Ali Michalka, Ashley Tisdale, Victoria Justice, Harry Shum Jr, Anna Kendrick… Uma lista renomada de estrelas. Fruto de muito trabalho e dedicação, conciliando com a maternidade.

Após sair da revista, continuou desenvolvendo seus ensaios de forma independente. No currículo Amanda já carrega experiências em diversas publicações, como a revista alagoana Salada Magazine e a Bello Magazine revista de origem francesa, onde atuou como Diretora Criativa.

Mesmo com cenário pandêmico os trabalhos não pararam, tendo ensaios tanto em Los Angeles, como em outros estados. No auge da pandemia, quando estávamos em completo “lockdown”, ela criou uma ação de FaceTime Photoshoots, fotografava talentos, pelo FaceTime, de vários lugares do mundo. Toda essa sensibilidade e repertório  imagético está representado no editorial “Brasileira-Americana”, desenvolvido com exclusividade para o suplemento TUDO ZIK.

Confira a entrevista feita com Amanda Peixoto-Elkins:

Como funciona seu processo criativo e quais são suas inspirações?

Nossa, tudo me inspira. As vezes até uma cor diferente me ideia de um ensaio. Quando vejo imagens de outros colegas do mesmo campo, sempre guardo e começo a criar uma “storyboard”. Esse ensaio desenvolvido para o TUDO ZIK, por exemplo, encontrei essa locação ao acaso, quando estava fotografando um ator um mês atrás. Achei muito estilo Brasil e assim veio a ideia dessas fotos.

 

Como é sua rotina de trabalho em Los Angeles? Qual nicho você tem maior demanda de trabalho?

Sou freelancer. E me identifico muito porque não fico presa a ninguém. Então, na verdade não tenho uma rotina fixa. Comecei a trabalhar bastante na minha casa, já que é grande, tem muitos lugares e luz natural para fotografar. Os atores, seus representantes e meu time vem para minha casa e aqui nos divertimos! Meu nicho de maior demanda são fotos para publicidade. Estilo retrato, lifestyle e editorial. 

Qual foi a maior dificuldade de iniciar uma carreira internacional?

Começar qualquer carreira como mãe é difícil. Meus filhos sempre tiveram prioridade na minha vida. Tive sorte de também trabalhar com outras mães, ou mulheres que entendiam minha situação e sempre faziam tudo para ajudar. Até os artistas, eles sempre davam uma atenção especial para os meus pequenos, quando eles estavam comigo, e assim eles chegaram a conhecer vários deles. 

Quais os aprendizados que você leva dessa sua vivência fora do Brasil?

moro aqui há 24 anos.  O que tenho comigo dessa minha experiência de morar fora de casa é que se trata só de um lugar como qualquer outro. É onde está minha casa, meu trabalho e muitos amigos que são como família.  Mas, minha casa é e sempre vai ser em Maceió. É onde mora meu coração. 

O que você mais sente falta de Alagoas?

Meu DeusNão sei nem como começar. Rs. Sabe quando o avião está chegando pra pousar em MCZ? Pois éO frio na barriga começa, uma felicidade tão grande, quando vejo aquele mar lindo o coração só falta parar de bater! A partir daí, quero tudo! Quero ver minha família e amigos, mergulhar na praia do Francês, sentir meus pés naquela areia branquinha, dar um passeio de barco, comer acarajé e tomar guaraná… Sentir o calor humano e ver os sorrisos sinceros nos rostos das pessoas que amo! Faz quase 5 anos que não vou a Maceió e estoquase me sentindo sem chão. 

Sobre o trabalho desenvolvido com exclusividade para o suplemento TUDO ZIK do Jornal Tribuna Independente, o que você quis transmitir através das imagens?

Esse trabalho para o Tudo ZIK, editado pela Zenita Almeida, me deixou muito feliz! Quando essa ideia surgiu, comecei a pensar em como representar o Brasil em fotos, foi isso que me veio à mente: muitas cores, texturas e a beleza da mulher brasileira, representada pela minha “Brasileira-Americana”, Bella. Até o estilo da edição das fotos, fiz pensando no Brasil… Por isso essa tonalidade quente. Em um dos looks, Bella está usando uma saia da designer alagoana, Martha Medeiros. Essa saia (que é conjunto da blusa de seda que Bella usa em outra foto) foi presente da Martha, quando fiz um trabalho para ela aqui em Los Angeles com a atriz Sofia Vergara, divulgado na Caras. O interessante é que quando eu era exatamente da idade de Isabeli, 15 anos, fui modelo da Martha. Ciclo completo, não e mesmo?

O editorial exibido no presente suplemento tem Isabeli como modelo, como é a experiência de poder trabalhar com sua filha?

Como minha mãe, sou muito coruja! De todos os talentos que já tive a oportunidade de fotografar, trabalhar com meus filhos é quando me realizo completamente. Ethan, meu filho, é um artista musical. Por outro lado, é sempre muito prazeroso fotografar a Bella, porque ela é muito inspiradora, é uma modelo nata. Amei trabalhar com Isabeli, meu amigo maquiador brasileiro, Marco De Souza, minha amiga stylist Nikki Lane e nossa assistente de produção Cali Rae, neste projeto.

 

Quais são seus projetos futuros?

Entre os meus planos estão o de começar a ensinar para a nova geração de fotógrafos, fazendo workshops práticos. O primeiro, para dar início, será em Maceió, claro! Algo bem exclusivo, serão poucas vagas disponíveis. Também abrirei duas datas para ensaios exclusivos com Influencers locais. Aos interessados, entrar em contato por DM do meu Instagram @amandapeixotoelkins. Pra ver mais do meu trabalho, visite meu site: www.amandaelkins.com.

Ficha técnica:

Fotógrafa e Diretora de Criação: Amanda Peixoto-Elkins @amandapeixotoelkins 

Modelo: Isabeli Peixoto Elkins @isabelipeixotoelkins

Maquiador: Marco De Souza @marcofoxy 

Produção e Cabelo: Nikki Rae  @stylebynikkirae

Assistente de Produção: Cali Lane @cali_r_lane

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.