Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #87 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #86 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
Sem categoria
COLUNA WIL STYLE #85 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

COLUNA WIL STYLE #77 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

17 de setembro de 2022 | Por: Wilson Smith

Nesta edição a coluna Wil Style abre espaço para a arte e cultura, trazendo todos os highlights da exposição Caixa de Pandora. 

A EXPOSIÇÃO 

A Exposição Caixa de Pandora desenvolvida pelos(as) alunos(as) do Curso de Formação Inicial e Continuada em Fotografia, oferecido pelo PRONATEC, em parceria com a Escola Estadual Santos Dumont, localizada no município de Rio Largo, foi aberta ao público no dia 15 de setembro, a partir das 9 horas no IPHAN Alagoas, situado no bairro do Jaraguá em Maceió, o trabalho ficará em cartaz até dia 07 de outubro. Caixa de Pandora é uma exposição criada a partir das narrativas dos(as) fotógrafos(as) formandos(as). 


Foto: Pedro David

O CONCEITO 

A Exposição Caixa de Pandora é o resultado de uma pergunta simples: “Quem é você?” A provocação foi feita aos(as) alunos(as) do curso PRONATEC e eles criaram um ensaio de seis fotos no estilo artístico autoral a partir do questionamento. O curso de 190 horas aulas foi ministrado pelo fotoartísta e historiador pernambucano radicado em Alagoas, Roger Silva, que tem em seu DNA criativo trabalhos no campo imagético, atrelados à discussões e debates sobre pautas sociais.

Foto: Gyldson Luiz

O DESENVOLVIMENTO

O professor destacou que “Os 23 alunos foram desafiados a produzir em um mês, os ensaios exibidos na exposição, foram dias de trabalho intenso, onde eles estiveram envolvidos com a fotografia e produção sob minha orientação. Ao fim, conseguimos fazer uma curadoria de mais de setenta fotografias, a curadoria é minha e da fotógrafa Tayná Almeida, com o apoio da Casa Alagoana da Photografia, IPHAN, PRONATEC e a direção da Escola Santos Dumont”, explicou Roger Silva.

Foto: Hugo Tadeu

TEMÁTICAS 

Ao longo do desenvolvimento da atividade uma enxurrada de relatos sobre violência psicológica, preconceitos, dores guardadas, dentre outros temas vinheram à tona e estão materializados nas obras. Dessa forma, a Exposição Caixa de Pandora é uma analogia ao mito, mas que traz na sua essência a coragem das Pandoras em abrir suas caixas e revelar o que foi colocado dentro delas. Outros temas compõem a exposição, como autoestima, redes sociais e estereótipos.

Foto: Sophia Sabino 

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.