PORTFÓLIO
COLUNA WILL STYLE #141 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
PORTFÓLIO
COLUNA WILL STYLE #140 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE
MODA
COLUNA WILL STYLE #139 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

COLUNA WIL STYLE #104 – JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE

30 de abril de 2023 | Por: Wilson Smith

Nossa coluna abre mais uma vez espaço para cultura, evidenciando a mostra fotográfica “Meu olhar sobre o que me atravessa” sob curadoria do professor e fotoartista Roger Silva. 

SOBRE A EXPO

A I Mostra Fotográfica desenvolvida pelos alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada em Fotografia, oferecido pelo PRONATEC, em parceria com a Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos, aconteceu no dia 28 de abril, nas instalações da instituição de ensino, localizada no bairro do Benedito Bentes. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos através das atividades ministradas pelo fotoartista, historiador e professor, Roger Silva, pernambucano radicado em Alagoas.

Foto: Anne Karoline e Pedro Vinicius

LINHA DE ENSINO

O Professor, tem como pilar da sua linha de ensino, estimular os alunos a desenvolverem projetos que fomentem através da fotografia pautas sociais urgentes e necessárias de serem debatidas, afinal, a fotografia é uma ferramenta de linguagem e memória essencial na sociedade. Intitulada de “Meu olhar sobre o que me atravessa” a primeira mostra surge em virtude das narrativas imagéticas dos estudantes. 

Foto: Beatriz dos Santos e Jheneff Kaylane

VOZ DO PROFESSOR 

Roger Silva destacou que “A fotografia nos dá possibilidade de vivenciar experiências extraordinárias, olhar para si, conhecer sua imagem, perceber quem somos é parte essencial para escrevermos um novo capítulo da imagem periférica, estampada como violenta, perigosa, dentre outros adjetivos tão arraigados ao cenário onde vivemos. Se você conseguir sair da bolha, olhar-se, entender-se, aceitar-se, errar e corrigir as rotas, perceberá que existe uma dinâmica estrutural que sempre esteve a serviço dessa construção a base da exploração e morte de corpos periféricos”, relatou.

Foto: Kesya Marilyan e Maria Eduarda

APRENDIZADO 

“As aulas de fotografia me ajudaram a desenvolver um olhar mais crítico e analítico em relação a fotografia permitindo que eu entenda melhor como as imagens são construídas e interpretadas” relatou o aluno João Victor.

Foto: Diego Santos e João Victor

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.